Acerca da solidão
Esses dias estava conversando com uma amiga e, como de costume, ela começou a reclamar da vida e de tudo.
Ela é desse tipo de pessoa que sempre vê o copo meio vazio e está sempre querendo justificar a infelicidade dela pela falta de alguém ou alguma coisa.
Ela reclama que está sozinha, mas quando arruma alguém, reclama também. Reclama do modo como os pais desconfiam dela, mas não faz por merecer a confiança. Ela exige ser tratada como adulta, mas não age como adulta. Se acha extremamente incapaz e tem uma autoestima baixíssima.
Para não ficar um post muito grande, vou parti-lo para cada tópico que acho interessante salientar da última conversa que tive com ela.
Conversa vai, conversa vem, essa amiga me diz que pelo menos eu tenho alguém (pelo fato de eu estar namorando).
Falei que ninguém é de ninguém.
Ela falou que se referia ao fato de eu não estar sozinho.
Falei que todos nascemos sozinhos e morremos de certa forma sozinhos também. Temos que saber ser felizes sozinhos, só assim não precisaremos depender de ninguém. Devemos aprender a encontrar o que falta para nos completar em nós mesmos, assim não estaremos procurando e arrumando relacionamentos tapa-buracos. Não estaremos procurando nas pessoas o que falta em nós, mas sim estaremos transbordando e repartindo.
Vejo as pessoas cada vez mais dependentes das outras.
O reflexo disso são os diversos relacionamentos artificiais que servem por puro status. Isso porque são baseados na carência, no receio e no desespero.
Desespero.
Essa palavra define a maioria dos relacionamentos que observo. As pessoas vão empurrando com a barriga por puro medo de ficarem sozinhas, pois não sabem ser felizes sozinhas. Ficam tristes e deprimidas.
Ter alguém é muito legal. Não sou contra essa ideia.
Sou contra a ideia de ficar com alguém por conveniência e ainda achar que a pessoa tem a obrigação de preencher suas lacunas.
Como não preenchem, começam a se sentirem sós. E posso dizer que a solidão a dois é muito pior.
A infelicidade nesse caso bate bem mais forte.
É isso que acontece sempre com esse amiga minha.
Ela reclama que está solitária no mundo, então se entrega para a primeira pessoa que aparece (mesmo que seja um babaca).
Depois de um tempo ela percebe que não encontrou nele a felicidade que esperava e começa a reclamar que se sente solitária, mesmo tendo alguém.
O relacionamento rui e ela volta para o início do ciclo.
Comece a exercitar a autossuficiência e verá como seus relacionamentos serão melhores. Não garanto que vão durar, mas garanto que serão bem mais intensos.
O filósofo Aristóteles disse: "Ser feliz é ser autossuficiente."
Att, Luiz Claudio
