Pretensão Viciosa
"A felicidade nasce na paz do dever cumprido e cresce no íntimo de cada um à medida que procura fazer a felicidade dos outros, sem pedir a felicidade para si próprio."
- Frase de Chico Xavier
Acabei de ler esta frase no facebook e na mesma hora pensei em escrever algo sobre ela.Além de ter sido proferida por um dos homens mais sábios e benevolentes que esse planeta já abrigou, ela é perfeita.
Eu que sempre observo bastante as pessoas ao meu redor tenho reparado que praticamente todas sempre fazem um bem pensando em como serão retribuídos – seja pelo próprio beneficiado ou por Deus ou qualquer divindade. Está realmente difícil encontrar pessoas que se encarreguem de fazer o bem ao próximo sem esperar que esse bem seja retornado de alguma maneira.
Pretensão é um vício da alma e quando não nos policiamos acabamos nos tornando reféns. Sempre esperando que sejamos retribuidos e quando não somos bate um desânimo, um desgosto e até uma raiva/mágoa.
Outro dia estava conversando com colegas e, não lembro como, chegamos em um assunto onde falávamos sobre amor e relacionamentos que terminam. Eu disse a eles que eu quando gosto de alguém quero fazer de tudo para que ela esteja feliz, mesmo que eu não seja correspondido. Então eles me disseram que amores não correspondidos machucam e eu continuei afirmando que só machucam porque eles estão sendo egoístas, esperando que a pessoa retribuia um sentimento como se fosse uma obrigatoriedade.
A discussão durou alguns minutos, mas logo mudamos de assunto – até porque todos já tinham suas opiniões formadas e ninguém estava disposto à ceder.
Enquanto continuarmos sempre esperando recompensa de nossas ações, significa que não estamos fazendo essas ações em toda sua pureza. Podemos sim fazer de coração, mas não na sua pureza. É extremamente difícil ser puro nas ações e pessoas assim são extremamente raras no mundo – podemos contar nos dedos da mão.
Na próxima vez que tiver a oportunidade de fazer o bem ou desejar o bem, deseje de coração e na pureza do sentimento. Quando gostar de alguém que não te corresponde, sinta-se feliz por estar sentindo algo tão bom por alguém. Esse sentimento adoça a vida das pessoas que as recebem, mas lembrem-se também de não ficarem cobrando retorno.
E aos mais religiosos: lembrem-se do maior exemplo de homem que esse planeta já teve. Jesus nunca cobrava e muito menos esperava retorno de suas boas ações, ele simplesmente fazia, pois o amor, a benevolência e caridade ao próximo – independente de quem fosse – eram sua natureza. Esses princípios eram sua religião.
Qualquer sugestão, dúvida ou opinião deixem comentários.
Att, Luiz Claudio
