A Paz
As pessoas sempre estão em busca de paz e felicidade.
Essa busca incessante faz com que elas comprem coisas, mudem de endereço, arrumem novas companhias e até se casem. No fundo tudo que fazem é sempre com a intenção de que recebam felicidade e paz como retorno.
Já vi muitos dizerem que quando puderem irão se mudar para um lugar no meio do nada para encontrar a paz. Outros dizem que se tivessem muito dinheiro seriam muito felizes.
Sempre tive a ideia de morar em um lugar distante de toda essa agitação da cidade e pensava que somente num lugar assim com muita natureza e poucas pessoas eu poderia encontrar a paz...
Porém nesses últimos dias tenho pensado bastante sobre o que é realmente a paz e a felicidade e algumas palavras que ouvi ficaram ecoando em minha mente.
Cheguei à conclusão que paz e felicidade não é algo que podemos encontrar nas coisas materiais, pois ela tem que partir de dentro. Estar em paz não significa morar em um lugar calmo e longe do convívio humano. Se você não está em paz consigo mesmo, se não consegue colocar a cabeça no travesseiro a noite e dormir tranquilamente sem nenhum peso na consciência... então sinto em te informar, mas nenhum lugar no mundo vai conseguir te trazer paz. Nem se você morasse em um monastério no Tibete.
Mas quando se está bem e em paz internamente, mesmo que tivesse um bloco de carnaval todos os dias na sua casa você poderia descansar tranquilamente e se sentir feliz.
Quando se sentir incomodado, tente resolver, pois são os problemas pequenos do cotidiano que vamos acumulando e quando percebemos nos tiram a paz de espírito e faz com que sejamos pessoas estressadas.
Pense sempre em seu íntimo como a água. Quanto mais aturdido, mas difícil de enxergar o próprio reflexo. Passe a se policiar durante o dia e perceba quantos conflitos e estresses desnecessários poderá evitar. Ao final do dia se sentirá bem mais leve e em paz consigo mesmo.
Att, Luiz Claudio
